o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que as Forças Armadas americanas realizaram um ataque militar de grande escala em território venezuelano e que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa foram capturados e levados para fora do país de avião, segundo ele em uma postagem na sua rede social no início deste sábado, 3 de janeiro de 2026.

Segundo relatos internacionais, houve explosões e movimentação militar em Caracas e outras regiões, e o governo venezuelano reagiu classificando as ações como uma agressão militar contra o país, chegando a decretar estado de emergência.
Até o momento, não há confirmação independente de todas as informações divulgadas por Trump, e detalhes sobre o local onde Maduro e sua esposa estariam, ou sobre as implicações jurídicas e diplomáticas dessa ação, não foram esclarecidos oficialmente por outras fontes além da declaração do presidente dos EUA.
Essa notícia está em desenvolvimento e pode evoluir nas próximas horas ou dias conforme mais dados forem divulgados pelas partes envolvidas.



