Demorou, mas chegou. A Prefeitura do Recife tá investindo R$ 3,6 milhões numa obra de contenção de encosta no Ibura, Zona Sul da cidade. O serviço acontece ali entre as ruas da Goiabeira e Entremontes, na UR-12, e promete beneficiar mais de 160 moradores que vivem com o medo constante de deslizamento.
A técnica usada é o tal do solo grampeado — basicamente, botam barras de aço e concreto na terra pra segurar o morro e evitar que ele desça com tudo nas primeiras chuvas. A obra vai ter 3.956 metros de solo grampeado, 919 mil m² de concreto projetado e ainda 2,9 mil m² de biomanta vegetal pra ajudar na proteção da área.
O prefeito foi lá fazer aquele velho check-in, tirar foto, conversar com os moradores e garantir que agora vai. Mas a verdade é que o povo do Ibura e de outras áreas de risco do Recife já tão cansados de promessa e de ver verba aparecendo depois que a tragédia bate na porta.
Essa ação é importante, sim. Mas também é um lembrete: não dá pra governar na base do improviso. Obra estruturante precisa ser prioridade, e não reação.
Agora é esperar se essa grana vai mesmo virar segurança pro povo… ou mais um concreto jogado no esquecimento.



