Buscando reforçar sua presença na Região Metropolitana do Recife, a governadora Raquel Lyra se reuniu nesta terça-feira (29) com oito dos nove prefeitos da região que integram sua base política. O encontro, de caráter informal, teve como objetivo ouvir as principais demandas de cada município, discutir o cenário político local e alinhar estratégias para os próximos meses.
Participaram da reunião os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Mirella Almeida (Olinda), Severino Ramos (Paulista), Elcione Galindo (Igarassu), Diego Cabral (Camaragibe), Edmilson Cupertino (Moreno), Paulo Galvão (Itamaracá) e Jogli Uchoa (Araçoiaba). A única ausência foi do prefeito de Itapissuma, Junior de Irmã Teca, que está em viagem.
A reunião já estava prevista para acontecer em um final de semana, mas, devido aos compromissos da governadora com o festival Pernambuco é o Meu País, foi transferida para um dia útil. Ainda assim, o encontro teve duração de mais de quatro horas.
Segundo um dos gestores presentes, a conversa foi produtiva e sinalizou uma nova fase de articulação mais ágil entre o Governo do Estado e os municípios da Região Metropolitana. “A governadora demonstrou firmeza nas propostas e deu a entender que, a partir de agora, haverá uma coordenação mais direta nas ações”, afirmou.
Nas redes sociais, Raquel Lyra também destacou a importância da reunião: “Dia produtivo por aqui. Recebendo prefeitos da Região Metropolitana para dialogar e construir juntos para a nossa gente. A Região Metropolitana é parte fundamental do desenvolvimento de Pernambuco e o diálogo direto com prefeitos e prefeitas é decisivo para seguirmos avançando”.
A expectativa é que novos encontros desse tipo se repitam nos próximos meses como forma de aproximar ainda mais o Governo do Estado das gestões municipais e fortalecer o planejamento conjunto de ações para a região.