Pernambuco ganhou um reforço histórico na segurança pública nesta terça-feira (12) com a formatura de 2.299 novos policiais militares, a maior incorporação à corporação em anos. A solenidade, realizada na Arena de Pernambuco, foi comandada pela governadora Raquel Lyra e integra as ações do programa Juntos pela Segurança, lançado em 2023.

A nova turma, batizada de Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco, é composta por 1.979 homens e 320 mulheres. Todos foram nomeados no Diário Oficial e começam a atuar nas ruas a partir da próxima segunda-feira (18), distribuídos pelos 184 municípios do estado.
Durante o evento, a governadora destacou o compromisso com a expansão do efetivo:

“São homens e mulheres que se dedicaram por sete meses de formação e agora vão servir ao nosso Estado. O trabalho não para, vamos seguir buscando mais segurança para todos os pernambucanos.”
Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, já está prevista para setembro a formação de mais 2.400 soldados, além da entrada de 450 oficiais. Até 2026, o programa deve garantir mais de 7 mil novos profissionais nas forças de segurança, com investimento superior a R$ 1 bilhão.

A formação dos soldados incluiu 1.080 horas-aula e 36 disciplinas, como Direitos Humanos, Abordagem Policial e Tiro Defensivo. O comandante da PMPE, Coronel Ivanildo Torres, afirmou que o reforço ajudará a reduzir ainda mais os índices de violência.

Também participaram da cerimônia a vice-governadora Priscila Krause, deputados estaduais, secretários e autoridades das forças de segurança.







