Um projeto inovador vem chamando atenção no campo da educação inclusiva. Intitulado “Literatura como Ponte: Possibilidades para uma Educação Inclusiva”, ele propõe o uso da leitura e da literatura infantil como instrumentos pedagógicos capazes de promover empatia, respeito e valorização da diversidade dentro das escolas.

A iniciativa parte da compreensão de que os livros são poderosas ferramentas de transformação social. Ao apresentar personagens e narrativas que refletem diferentes realidades, culturas e modos de ser, a literatura ajuda a formar cidadãos mais sensíveis, críticos e conscientes do valor das diferenças.
De acordo com a autora do projeto, a leitura tem o potencial de abrir caminhos para uma convivência mais justa e igualitária. “Quando as crianças se veem representadas nas histórias, ou aprendem a conhecer o outro por meio delas, estamos construindo uma base sólida para uma educação que realmente acolhe todos”, destaca.
Ginete Cavalcante é Mestre em Letras pela UFRPE, Doutora em Letras pela UERN, faz Mestrado em Filosofia pelo IFRuralPE!

Mais do que incentivar o hábito da leitura, o “Literatura como Ponte” busca
O projeto reforça a importância da literatura como uma ponte entre as diferenças e como ferramenta essencial na formação de uma sociedade mais empática e diversa.



