O cenário político pernambucano ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira, 2 de janeiro de 2026. O prefeito de Santa Cruz, no Sertão do Araripe, declarou apoio ao projeto político do prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos. A movimentação reforça a ampliação das alianças em torno de uma agenda voltada ao desenvolvimento do estado.
A declaração ocorre em um momento de intensas articulações políticas com foco nas eleições de 2026. Mesmo filiado ao Avante, partido que integra a base de sustentação da governadora Raquel Lyra, o gestor sertanejo sinaliza um reposicionamento político ao se aproximar de João Campos, nome que desponta como uma das principais lideranças da oposição estadual.
O apoio de um prefeito do interior, especialmente do Sertão, é visto como estratégico, já que evidencia a capacidade de diálogo e de construção de pontes políticas além da Região Metropolitana do Recife. Nos bastidores, a avaliação é de que gestos como esse indicam um redesenho gradual das forças políticas em Pernambuco.
Até o momento, não houve manifestação oficial do governo estadual sobre a declaração. Já aliados de João Campos veem o apoio como mais um indicativo de fortalecimento do seu projeto político, sobretudo pela adesão de gestores municipais ligados, até então, à base governista.
A movimentação deve repercutir nos próximos dias e pode influenciar novas adesões, acirrando ainda mais o debate político no estado.



