A chegada do Balcão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em Ouricuri, que promete fortalecer o apoio ao produtor rural e impulsionar a agricultura local, acabou ganhando contornos políticos. O que seria apenas uma boa notícia para o município se transformou em mais um capítulo da disputa de bastidores entre aliados de João Campos e Raquel Lyra.
A suplente de vereadora Tereza Castro, apoiadora declarada do prefeito do Recife e pré-candidato ao governo estadual, João Campos, foi a primeira a anunciar o avanço das tratativas com a Conab. No dia 15 de agosto, Tereza publicou registros de uma reunião no Recife com representantes da Companhia, informando que havia “alinhado os detalhes para a futura abertura da Companhia de Abastecimento de Ouricuri” e que estava trabalhando para que o serviço fosse implantado o quanto antes.

Poucos dias depois, o prefeito Victor Coelho, um dos principais aliados da governadora Raquel Lyra no Sertão, divulgou um vídeo nas redes sociais comemorando a chegada do Balcão da Conab e destacando o impacto positivo da medida para os agricultores. O gesto foi interpretado nos bastidores como uma tentativa de surfar na onda do projeto, inicialmente apresentado por Tereza.

O episódio colocou em evidência o clima de rivalidade política que começa a se intensificar em Pernambuco, com lideranças locais reproduzindo o embate que se desenha entre João Campos e Raquel Lyra em nível estadual. Em Ouricuri, a disputa por quem seria o “pai” da chegada do Balcão da Conab ou a “mãe” reflete essa divisão política e a corrida por capital eleitoral.
Apesar da disputa de protagonismo, o fato é que a instalação do Balcão representa um avanço importante para o desenvolvimento agrícola do município, oferecendo mais estrutura e apoio aos produtores rurais do Araripe.



