Mesmo após declarações públicas sobre possível desativação da área, o lixão de Trindade continua em funcionamento em 2026. Imagens registradas pela reportagem em 2024 e novamente neste ano mostram acúmulo de resíduos e movimentação de caminhões no local.

Durante visita da equipe do Portal Eleições Brasil Sertão, foi identificado o caminhão de placa IPG8C39 operando na área.

Documentos apontam autorizações sucessivas de venda do veículo
A reportagem teve acesso a documentos de Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) relacionados ao caminhão. Um deles possui reconhecimento de firma em cartório datado de 13 de janeiro de 2023, no qual consta como comprador José Renna Gomes da Silva, com valor declarado de R$ 60 mil.

Outro documento analisado indica nova autorização de transferência do mesmo veículo, desta vez tendo como compradora a empresa Mineração Belo LTDA, sediada em Ipubi, com valor declarado de R$ 43 mil. Ambos os registros possuem autenticação cartorial, indicando tentativas formais de venda ainda sem confirmação de conclusão registral junto ao órgão de trânsito.

Dados públicos da Receita Federal apontam que a Mineração Belo LTDA tem como administradores Francisco Ramon Gomes da Silva e José Renna Gomes da Silva, além do sócio Paulo Renne Gomes da Silva. José Renna Gomes da Silva, citado nos documentos de transferência, é irmão do vice-prefeito de Trindade, Renan Gomes.


Esposo da vendedora afirma que transferência não foi concluída
A equipe também procurou Cristiane Pereira Silva, apontada como vendedora nos documentos. O contato foi feito com o esposo dela, que afirmou que o caminhão já foi vendido e pago, porém os responsáveis não teriam concluído a transferência para o nome deles.
Segundo o relato, a família teria cobrado diversas vezes a regularização e afirma estar resguardada por meio do aviso de venda do veículo.
Motorista disse que caminhão “é de um pessoal dos Belo”
Durante a apuração no local, a reportagem registrou em vídeo e áudio o motorista do caminhão, que se identificou como “Etinho”. Questionado sobre a propriedade do veículo, ele afirmou que o caminhão “é de um pessoal dos Belo”. A identidade formal do proprietário atual segue sendo verificada.
Vice-prefeito nega qualquer participação
Procurado pela reportagem, o vice-prefeito Renan Gomes encaminhou nota afirmando que não possui qualquer participação ou interferência na execução do contrato de limpeza urbana.

“A empresa responsável pela limpeza urbana foi contratada por meio de licitação pública regular. Caso haja contratação de qualquer prestador de serviço por parte da empresa, trata-se de relação privada, da qual não participo e sobre a qual não exerci qualquer interferência”, afirmou.
Ele acrescentou que sempre atuou com transparência e respeito à legalidade.
Médico citado no documento também nega propriedade
O médico ortopedista Dr. Renna Gomes, cujo nome consta em uma das autorizações de transferência obtidas pela reportagem, também foi procurado e declarou:
“Esse carro não pertence a mim e nem está em meu nome.”

Prefeitura foi procurada
A Prefeitura de Trindade foi procurada para informar se o lixão continuará em funcionamento, se há previsão formal de desativação da área e como ocorre a fiscalização do contrato de limpeza urbana. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.

O Portal Eleições Brasil Sertão reforça que o espaço permanece aberto para manifestações e continuará acompanhando o caso.


