A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco nesta quarta-feira (28) deve intensificar a disputa política entre duas das principais lideranças do Estado: a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
O presidente desembarca no município de Salgueiro, no Sertão, para assinar a ordem de serviço que autoriza a duplicação da capacidade das bombas do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. A cerimônia está marcada para as 11h30 e deve reunir diversas autoridades, inclusive ministros do governo federal.
Segundo apuração do Eleições Brasil, tanto Raquel quanto João já confirmaram presença no evento. Ambos têm interesse em dividir espaço e imagem com Lula, que segue sendo a principal força eleitoral do estado — especialmente com os olhos voltados para a disputa de 2026, quando os dois devem se enfrentar pelo Governo de Pernambuco.
Ainda não há definição clara sobre qual palanque Lula deve apoiar na próxima eleição estadual. Há quem defenda uma postura de neutralidade, com o presidente dividindo espaço com Raquel e João. No entanto, lideranças petistas, como a senadora Teresa Leitão, acreditam que o apoio presidencial deve se concentrar exclusivamente no campo do PSB, com João Campos.
As agendas paralelas de Raquel Lyra e João Campos em Salgueiro ainda não foram divulgadas oficialmente, mas o clima nos bastidores já é de disputa por protagonismo no evento presidencial.



