A Prefeitura de Petrolina segue avançando na ampliação da educação em tempo integral e já conta com 20 escolas funcionando com jornada estendida por meio da Política Municipal de Educação em Tempo Integral (PMEI). A iniciativa vem transformando a rotina dos alunos da rede pública, com foco não apenas em mais tempo na escola, mas em um modelo que promove o desenvolvimento escolar, emocional e social dos estudantes.

Nas unidades de tempo integral, o ambiente é planejado para acolher, motivar e estimular o protagonismo dos alunos. A rotina é estruturada: são 8 horas de aula e 1 hora dedicada à alimentação e ao intervalo. Tudo pensado para garantir um ensino de mais qualidade e fortalecer os resultados educacionais.

O número de estudantes atendidos praticamente dobrou em dois anos. Em 2023, eram 2.659 alunos matriculados nesse formato. Em 2025, já são 4.862 estudantes em 20 escolas que funcionam com a jornada ampliada.
Para a pequena Yngrid de Souza, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Lívia Cléa Viana Coelho, a experiência tem sido enriquecedora: “A gente aprende muita coisa e eu gosto porque me sinto mais segura e ocupada com coisas boas o dia todo”.

Já Iago Gibrant destaca como a nova rotina tem feito diferença em sua vida. “Eu melhorei muito nos estudos e aprendi a trabalhar em grupo, a respeitar mais o tempo dos outros. Aqui eu me sinto acolhido e isso ajuda muito no meu aprendizado. O que mais gosto são os clubinhos. Eu sou vice-líder do time do meu clubinho de futebol”, contou.
Para garantir esse avanço, o município tem investido em infraestrutura, formação de professores e na adaptação curricular. A meta da gestão é ousada: chegar a 45 escolas em tempo integral até o fim de 2028, oferecendo a mais crianças e adolescentes a oportunidade de crescerem em um ambiente educacional mais completo, inclusivo e que os prepare para o futuro e para a vida.



