Nome forte da oposição em Exu, Genário Aquino vê sua empresa incluída em lista do Ministério do Trabalho após operação que resgatou oito trabalhadores em condições degradantes. Ele alega perseguição política.
A empresa Agroflorestal Serra das Abelhas, administrada por Genário Aquino (PSB) – que disputou a prefeitura de Exu em 2024 e obteve 48,82% dos votos – foi incluída na Lista Suja do Trabalho Escravo, divulgada pelo Ministério do Trabalho. A fiscalização encontrou oito trabalhadores em situação análoga à escravidão na zona rural do município.
Segundo o MPT, os trabalhadores atuavam na extração de madeira para o polo gesseiro. Eles viviam em barracos improvisados, sem água potável, energia elétrica ou banheiros, e trabalhavam sem EPIs, com pagamento abaixo do mínimo.
Genário atribuiu a denúncia à política: “Sempre quis ajudar. Fui candidato e tive a votação que tive. Paguei tudo o que foi exigido.” O advogado alegou que os trabalhadores chegaram ao local antes da estrutura estar pronta.
Genário ficou em segundo lugar nas eleições de 2024, perdendo para Júnior Pinto (PSDB) por uma diferença de apenas 541 votos.



