O senador Fernando Dueire (MDB-PE) desistiu de disputar a presidência do diretório estadual do MDB de Pernambuco contra o atual presidente Raul Henry, e anunciou apoio ao deputado estadual Jarbas Filho, que agora será o nome da ala dissidente na convenção marcada para o dia 24 de maio.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (10), em nota oficial. Sem citar diretamente Raul Henry, Dueire criticou duramente os rumos do partido, afirmando que o MDB pernambucano “perdeu força política e teve desbotadas suas bandeiras”.
Segundo ele, a legenda, comandada há anos por Henry sem disputas internas, estaria “envelhecida e cartorialmente engessada” e “suplicando por uma renovação”.
Jarbas Filho, que é filho do ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos, surge como o nome da renovação em um momento de tensão interna na sigla. Raul Henry, atual secretário de Relações Institucionais da gestão João Campos (PSB), tentará manter o controle do partido no Estado.
A convenção promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos no MDB pernambucano e pode redefinir o futuro da sigla no cenário político estadual, em meio a críticas à falta de pluralidade e à condução atual.
Eleições Brasil Sertão seguirá acompanhando os bastidores dessa disputa.



